quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Conceitos fundamentais

Ao abordar a problemática da violência sexual, optamos por um marco teórico referencial que fosse um guia orientador nos diferentes níveis de ação. Com esse posicionamento, não temos a intenção de excluir outras perspectivas, se seu objetivo for a proteção e a promoção da infância.
Os cinco conceitos seguintes são os alicerces da proposta do Programa CLAVES:

1. Visão Cristã do mundo - A perspectiva de fé cristã constitui o eixo motivador e o desafio de nosso trabalho cotidiano. Responde à convicção de compartilhar o valor e o sentido da vida que aprendemos a partir das Boas Novas de Jesus Cristo.

2. A Promoção da Saúde Integral - Entendemos a Saúde Integral como um estado de mudança constante na busca da justiça e do bem-estar do indivíduo, da família, da sociedade, do ambiente, promovendo a libertação de tudo o que obstaculiza o caminho da vida e, por isso, toda forma de submissão ou abuso, incluindo a violência sexual.

3. Os direitos da criança - Com o CLAVES buscamos promover o respeito aos direitos e às responsabilidades de crianças e adolescentes, para que não sejam apenas assistidos, mas atores de seu próprio desenvolvimento, bem como de sua comunidade, protagonistas na construção de seus projetos de vida.

4. Resiliência - Entendido como a capacidade de resistência e sanabilidade de indivíduos, famílias, grupos, comunidades, este conceito está em sintonia com nossa perspectiva de trabalho, que procura abordar a complexidade do fenômeno dos maus-tratos contra crianças e adolescentes não a partir de uma lógica fatalista e determinista, mas a partir da esperança e da intervenção para a mudança.

5. Perspectiva de Gênero - Trabalhar nesta perspectiva significa reconhecer as múltiplas relações existentes entre os gêneros, as diferentes formas de subordinação e discriminação que existe nas relações entre homens e mulheres. Permite ainda visualizar como a violência de gênero prejudica a vida e as relações, mas, sobretudo, mostra como se interpõem as dimensões econômicas, jurídicas, políticas, ideológicas, morais, religiosas, psicológicas, sexuais e corporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário